Tem Vida Verde no Concreto!

Tem vida verde no concreto

Marcada por uma vista cada vez mais vertical, São Paulo busca alternativas para diminuir o cinza dos prédios e aumentar a área verde da cidade. Como todos sabemos áreas verdes, como árvores e plantas são vitais aos seres vivos, pois purificam o ar, e numa cidade grande, urbanizada e poluída como São Paulo  – com vistas como essa cada vez mais raras -, é essencial para a saúde da população e da cidade como um todo.

Pensando assim, um grupo de Arquitetos, Paisagistas, Engenheiros e Voluntários criaram o Movimento 90º. Juntos, eles formaram um sistema em que módulos leves são instalados em fachadas para receber as plantas que formam o jardim vertical. Guil Blanche, diretor-executivo do movimento, começou a estudar a técnica em 2009 e observou que ela poderia ser aplicada na cidade de São Paulo.

A percepção de espaços vazios, que tecnicamente são chamados de empenas cegas, estas paredes nos prédios que não têm janelas, sempre que eu olhava para aquilo, eu pensava: ‘aí cabe um jardim vertical‘”, disse.

E estas paredes catalizam os problemas da cidade, refletem o barulho, esquentam a cidade. O jardim vertical poderia habitar estes lugares“, acrescentou.

A instalação é feita por especialistas em andaimes. As plantas são colocadas em módulos impermeáveis, feitos de materiais reciclados – como tubos de pasta de dente e embalagens de leite -, forrados com camadas de um tecido grosso parecido com feltro e presos à parede. A irrigação do jardim é automática.

O objetivo agora é levar mais jardins verticais para as paredes de grandes prédios da região central da cidade.

O movimento tem a intenção de transformar a cidade ocupando estas empenas cegas, estas paredes de prédios sem janelas“, disse Guil Blanche.

Um prédio residencial em fase de finalização na Vila Madalena, zona oeste da cidade, já tem um destes jardins. Miguel Vendrasco, da incorporadora Aphins, responsável pela construção do edifício, diz que o jardim incrementa a estética do prédio, diminui a temperatura e o barulho.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Tem Vida Verde no Concreto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s