Chamada de Projetos: Cidade Gráfica

Cidade Gráfica

Em novembro de 2014, o Itaú Cultural realizará a exposição Cidade Gráfica: Design no Brasil Hoje, sobre o design gráfico brasileiro contemporâneo com curadoria dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos.

A proposta do projeto para a exposição é reunir a produção gráfica nacional a partir de um tema: a vida urbana. O objetivo é ressaltar práticas no âmbito do design visual (entendido de modo abrangente) que colaborem para a reflexão sobre a cidade – suas especificidades, suas complexidades e suas problemáticas – de uma perspectiva crítica, criativa ou poética. A exposição reunirá, portanto, desde trabalhos para clientes reais produzidos no circuito comercial ou institucional até pesquisas, práticas alternativas, plataformas críticas ou atuações políticas que ultrapassem ou questionem as fronteiras convencionais da atuação profissional do designer, assim como do próprio design como linguagem autônoma.

8

Com base nisso, esta chamada aberta convoca trabalhos no campo do design gráfico que tenham a cidade como tema, como suporte ou como discurso. As propostas não precisam ser necessariamente funcionais ou exequíveis, nem ter uma inserção no mercado. O foco estará na sua contribuição para o debate sobre o design gráfico e suas fronteiras no contexto da metrópole contemporânea. Qualquer pessoa residente no Brasil pode mandar propostas e, no caso de projetos já executados, são elegíveis trabalhos dos últimos cinco anos e não anteriores.

Os projetos selecionados não serão executados, mas apresentados em diálogo com a curadoria, no sentido de torná-los aptos a serem expostos no espaço ocupado pela mostra. O objetivo dessa etapa é encontrar uma forma adequada que comunique a ideia do projeto para o público em geral, cumprindo, assim, o pressuposto inicial da curadoria de incentivar a reflexão e despertar o debate sobre as possibilidades de uma atuação relevante do designer gráfico no contexto urbano atual.

Os curadores explicam no vídeo abaixo.

Se interessou? Então agiliza e se inscreva que a chamada já está aberta e vai até dia 18 de Julho. Projetos deverão ser enviados pelo site http://itaucultural.org.br/cidadegrafica

Mais informações e regulamento através do site.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s