Paisagismo e jardinagem: como montar seu jardim externo

BG2

Reservar um cantinho em nosso terreno residencial para criar um espaço verde, como um jardim externo, é muito importante. Ao ter plantas e flores envolta da casa contribuímos para a purificação do ar ao nosso redor. E tem mais: ter um espaço natural, colorido e perfumado estimula boas sensações e sentimentos, favorecendo a harmonia entre nós e um ambiente mais natural, mais verde. Além disso, um jardim faz parte da decoração da nossa casa e é extremamente útil para momentos em família, para as crianças brincarem, para se praticar meditação ou ainda para os pets darem uma passeada.

Colagens79

Muitas pessoas gostariam de ter um espaço assim em casa, mas não fazem ideia de por onde começar ou de como podem criar um jardim além do padrão básico, com mais vida, bem decorado e perfeito para o lazer. Veja aqui algumas dicas e cuidados ao montar seu jardim para criar um ambiente externo harmônico, tranquilo e cheio de bom gosto!

O Gramado Ideal

No momento da escolha do gramado a ser aplicado é importante levar em consideração as suas necessidades. Analise sempre as características da gramínea. A grama esmeralda, por exemplo, é a mais usada para o paisagismo de jardins residenciais, pois, além de ter um baixo custo em relação às outras gramíneas, suas folhas pequenas conferem ao gramado delicadeza.

Colagens73

Não se esqueça de que gramados naturais irão lhe exigir tempo e recursos para sua manutenção, que inclui: podagem, irrigação, aplicação de pesticidas, etc. Caso esse não seja o seu caso, optar pela aplicação de grama sintética é tanto uma forma de economizar seu tempo como de evitar investimentos frequentes em manutenção.

Colorindo o Jardim

Fazer o uso de plantas e flores para alegrar o ambiente, enchendo-o de cor, perfume e vida, é o segredo para um jardim bonito e cheio de graça. As sementes selecionadas frequentemente para o jardim de casa são as de girassol, rosa e tulipa. Mas, claro: sempre escolha as suas flores e plantinhas preferidas e não esqueça de decidir qual será o melhor modo de dispô-las. Algumas plantas ornamentais irão dar um toque de sofisticação ao seu ambiente externo. Mas cuidado: procure saber qual a mais adequada para o seu jardim, já que cada planta pode precisar de um ambiente específico.

Colagens78

Os Itens de Decoração

Os itens decorativos merecem bastante atenção também! Além de conferirem charme ao ambiente, irão determinar o conforto do jardim. Você pode usar pedras das mais diversas para preencher ou delimitar espaços, como uma trilha para passagem pelo jardim, por exemplo. Adicionar bancos e até uma mesa, para você e sua família aproveitarem o jardim, é super válido. O uso de estátuas e fontes de água deixam o ambiente mais interessante e, em alguns casos, com mais vida, já que algumas fontes chamam a atenção de pássaros.

Colagens75Colagens80

Artigo por Tibério,
Construtora e colaboradora de conteúdo criativo do Futura Arquiteta. 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Paisagismo e jardinagem: como montar seu jardim externo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s